Centro de Estudos no Controle da Dor, do Medo e da Ansiedade,
Anestesia, Sedação e Analgesia

Sobre o Grupo Nitro

Saiba quem somos e conheça nossa história

Loyola University (Chicago - E.U.A.)

Em 2000, fomos parte integrante de um grupo de 08 professores de diversas Instituições, sendo um médico anestesista, que participaram de uma capacitação para Uso e Ensino da técnica de Sedação Consciente por via Inalatória, na Loyola University - USA, com o objetivo de implementar a Sedação Inalatória no Brasil para o atendimento ambulatorial de adultos e crianças. Em 2001, habilitamos a primeira turma no IOPUC e iniciamos um projeto de divulgação da técnica em todo o Brasil, ministramos palestras e cursos em Curitiba, Santa Catarina, São Paulo(capital), Ribeirão Preto, Sergipe, Brasília, Manaus, Recife, Salvador, etc. Em 2004 já com uma massa crítica expressiva, tornou-se premente o processo de normatização da Sedação Consciente por via Inalatória no Brasil, os integrantes do Grupo, participaram efetivamente deste processo, durante o fórum promovido pelo CFO no Rio de Janeiro, onde a Odontologia saiu vitoriosa, com a aprovação quase na íntegra do "Documento Consciente" faltando regulamentar apenas, os requisitos mínimos necessários para o ensino da técnica.

Mark Steinberg, Carla e Luiz

Ana Lucia Pappas e Carla

Em 2003, com o objetivo de aumentar a segurança e ampliar as possibilidades do uso da sedação consciente, participamos do curso de pós-graduação em Farmacologia da UFLAMG.

Drs Miguel Nobre, diretoria do CFO; Drs Luiz Alberto F de Caldas Carla Gamba, Grupo Nitro; Luciano Artioli, ABCD;
Rafael Baldaci, APCD; Sergio Rivetti e Alberto de Souza, ABCD Rio; e Drs. Marcelo Hannas de BH e João Rosa de SP

A partir do estudo e ensino da Sedação Consciente por via Inalatória e via oral, iniciamos a divulgação do Protocolo de Redução de Estresse, para o atendimento de pacientes com necessidades especiais e após um levantamento sobre o atendimento destes pacientes pelas Unidades de Saúde da Família e CEOs, em 2005, observamos a ausência de um Protocolo que inserisse estes usuários na demanda do SUS. A partir destas conclusões, nos candidatamos a realizar um experimento de capacitação de professores de odontologia e profissionais da rede básica de saúde, com um conteúdo programático específico, com o objetivo de transformar a práxis odontológica tornando-a inclusiva e abrangente otimizando referências e contra-referências na baixa, média e alta complexidade de atendimentos na rede pública. Cursamos o mestrado em Saúde Coletiva na UNICAMP, colocamos em prática nosso experimento na USS- Vassouras, atendemos mais de 150 pessoas que, por alguma necessidade especial, estavam sem atendimento odontológico, comprovando que a práxis inclusiva pode ser uma realidade.

Como só acreditamos na consolidação de técnicas baseada em evidências científicas, demos continuidade a nossos experimentos e ingressamos em 2012 no Doutorado em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica na FOPUNICAMP.

O Grupo Nitro é hoje, referência nacional em Controle de Dor medo e Ansiedade, com mais de 15.000 horas de sedação, sendo os pioneiros na associação do uso de benzodiazepínicos e óxido nitroso, ministrando cursos junto a PUC, e demais instituições de ensino, em todo o terrritório nacional. Com uma equipe multidisciplinar, inovam agora com o Tratamento Odontológico Intensivo em ambiente ambulatorial sob sedação. Sabendo que pelo perfil que possuem, de busca da Excelência e Inovação com qualidade e segurança continuarão a trabalhar pela reconhecimento da qualidade da Odontologia no Brasil e pelo Atendimento de paciente sem medo, dor e ansiedade.

Termos de uso do site  |  Políticas de privacidade  |  Aviso legal Desenvolvimento Alex Vizeu e Vinicius Zanovelli  -  Hospedagem SVZ